会计考友 发表于 2012-8-17 12:05:45

西班牙语学习:Aeroporto机场

  Y: A partir desta semana em que a programa??o de português da CRI passa de meia hora para uma hora, vamos ter o nosso novo formato de Aula de Chinês, com a apresenta??o da Yu e Pedro Gomes.
  Pedro: Antes de mais nada, vamos informar que o nosso formato de Aula de Chinês, tendente a oferecer mais facilidades a quem escutar e aprender chinês, é aplicado e prático. Por exemplo, a primeira aula é no aeroporto, quer dizer, ABC do chinês para quem precisa entender logo depois de pisar o solo da China.
  Bom, vamos come?ar já.
  Y: Oi, Pedro nosso amigo já chegou, o que vamos ensinar primeiro.
  Pedro: A primeira frase, claro, é o cumprimento em chinês: “Ni Hao!”
  Y: ni hao é o cumprimento entre pessoas que serve em encontros mais formais.
  Pedro: Ni, é n, i, Ni;
  Y: Quer dizer, você;
  Pedro: Hao, é h, a, o; o sentido é bom, boa, bem;
  Y: Português é complicado mesmo, em vez de três letras, português, com três palavras.
  Pedro: Isso é a diferen?a da cultura. Mas, mesmo assim, brasileiros acham chinês é muito mais complicado que português.
  Y: Bom, literalmente, ni hao em chinês, é “você está bom”, ou “você está boa”, ou até “tudo bem”.
  Pedro: às vezes fala também ni hao ma? A última sílaba, ma, m, a, é ponto de interroga??o. Entendeu agora o cumprimento em chinês, Ni Hao?
  Y: Repeptimos: Ni Hao, ni, n, i, e hao, h, a, o. Ni Hao.
  Y: Depois do cumprimento, agora é a apresenta??o.
  Pedro: Sim. Por exemplo, eu sou Pedro ... Gomes, “eu sou” em chinês, é “wo shi”.
  Y: Wo, w, o, é eu, pronome de primeira pessoa, shi, s, h, i, é o verbo ser.
  Pedro: Vamos repetir, wo shi,
  Y: wo shi.
  Pedro: Igualmente, wo shi aluno, wo shi professor.
  Y: Vamos progredir um pouco mais, em vez de wo shi, passamos para ni shi.
  Pedro: Como já estudamos no cumprimento, ni hao, ni é você, ent?o, em vez de wo shi, agora é “ni shi”, quer dizer, você é.
  Y: ni shi Pedro,
  Pedro: ni shi Yu.
  Y: Caro ouvinte. Vamos resumir o que temos estudado hoje, eu sou, você é;
  Pedro: wo shi, ni shi.
  E na próxima aula, vamos entrar no aeroporto mesmo.
  Explicar o que é as letras que falamos (pinyin), ou seja, uma forma de escrever em letras ocidentais os sons da lingua chinesa.
  Vocabulário:
  Ni, você; 你;
  Wo, eu; 我;
  Hao, bom, boa, bem; 好;
  Shi, ser, é, sou, s?o; 是;
  Frases:
  Ni Hao, tudo bem, está bem, está boa, está bom. 你好;
  Ni Shi, você é; exemplo: Ni Shi Pedro. 你是PEDRO
  Wo Shi, eu sou; exemplo: Wo Shi Yu 我是喻
页: [1]
查看完整版本: 西班牙语学习:Aeroporto机场