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[葡萄牙语] 葡萄牙语综合指导:讲述历史10

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发表于 2012-8-18 10:42:07 | 显示全部楼层 |阅读模式
  Nível Real dos Efetivos do Exército de 1830 a 19208 n: o9 o2 b% c' k# G  `; d
  18305 a0 S3 w% z, \
  30.000
/ l0 U& f* {4 u0 l/ y* b. F  1871
1 O1 ^' V9 ]( R% S  19.000& a' E2 w+ J+ z, w& o- w
  1831
/ _, ^  p. l9 N. n3 _8 t4 k  14.342! f1 w2 n7 w; d4 X# U
  18806 L8 w' B  N8 a/ G  W
  15.000
- Q! A: C4 A) }+ w; y8 k4 L( I0 l+ k- n  18416 w' \6 s+ f8 E; n$ t  t; y4 W& R
  20.925
. N' d6 K4 P( c- ?  1889- S, ]( l1 T( Y) }; {$ Q2 \
  13.000. t/ X+ m4 r" V, M' D* [, l
  1848
2 @9 _- ~& i  U  v' V  16.0004 @( x$ I; ~/ ?6 t4 R+ U
  1892+ s/ Z: }4 {0 V7 \. A  ?) z
  27.0003 r2 ~& ^; {' p* K4 L4 F
  18555 _; ?# d1 B. h: Y+ K+ j
  20.000
; [/ [3 r) c3 q; p) m4 }  1907
( X1 C+ J. t. C! W) o, N' f+ }4 C  30.066$ F4 M6 b6 c7 }4 y
  18636 M8 z+ ]9 ~( N; I$ m
  16.000
! J" |# S. i: c, `( M  1920
# q) \$ i  @9 N* L  45.405! h" i) T0 V* k, D% z' q
  1865
7 r8 V1 Y3 O1 j& u0 H  35.689
: c5 t) k: Y5 R  Quadro 1. Fonte: Relatórios do Ministério da Guerra e Mapas do Exército, como cita Edmundo Campos Coelho, Em Busca de Identidade: o Exército e a Política na Sociedade Brasileira (Rio de Janeiro, Forense - Universitária, 1976), 40
1 l: K: [* r: Q' H# D  Ele selecionou 400 oficiais para constituir o famoso Batalh?o Sagrado que empregou como um núcleo a ser apoiado por unidades da Guarda Nacional para sufocar os levantes regionais. Este entrosamento de for?as tornou-se importante na tradi??o da na??o armada. Havia uma associa??o do exército regular com for?as paramilitares lutando pelos interesses nacionais; agora, pela primeira vez, isto estava ocorrendo sob a lideran?a de um oficial de carreira do Exército Brasileiro. No desempenho de sua miss?o, Caxias revelou conhecimento de tra?os característicos da sociedade, como, em particular, a transigência e a concilia??o. Ao chegar a uma determinada regi?o como objetivo de pacificá-la, ele entrava em contato com os revoltosos para o estabelecimento de diálogo. Esta abordagem conciliatória em geral produzia os resultados desejados e a área voltava a ficar sob controle com um mínimo de derramamento de sangue. Desta forma, Caxias demonstrou possuir qualidades de estadista, como o fez em diversas oportunidades através de sua carreira, em postos que ocupou no governo do Império. Quando era necessário, isto é, quando o emprego da transigência e da concilia??o n?o produziam efeitos, Caxias demonstrava seus dotes militares e solucionava a situa??o pelo emprego da for?a. Embora com tirocínio político e com capacidade de atuar na política nacional do Império, ele permaneceu com suas preocupa??es voltadas para o bem-estar e para os problemas materiais e profissionais do Exército.& m% N; d2 t. W5 L! f  [4 R
  O mau tratamento recebido pelo Exército depois da Guerra do Paraguai desiludiu Caxias, mas é fácil visualizar por que ele sintetiza o estereótipo de cidad?o-soldado na história do Brasil.; {/ w' D  f/ F( ~0 m
  Para apreciar devidamente a mentalidade de Caxias e dos oficiais de sua gera??o, que seguiram seu exemplo, deve-se considerar que sua índole se amalgamou à idéia de que os oficiais de carreira do Exército constituem uma classe especial para a qual a honra militar é muito importante. Existe um ponto de vista diferente, no qual se considera que em vista do status social dos militares de carreira estar associado ao baixo prestígio do Exército, a gera??o de Caxias procurou bajular a classe política civil, atuando como guarda pretoriana, pouco se identificando com o Exército. E é verdade que muitos chefes militares tiveram aspira??es de estadistas, vários exercendo fun??es ministeriais e congressistas (Veja quadros 2 e 3).7 J! C0 y0 E  {. j* j
  MINISTROS MILITARES DE 1871 A 1930
% j, W% g0 ?6 N$ J( g  Período
5 A1 E; x! t' m, F  Quantidade8 q2 i. D4 G0 f9 t5 D. C
  %5 d3 f( Z! D2 k" R
  1871-1889# t- ?- c5 B& @5 |6 y0 F8 e+ O# y7 v
  33
3 R/ y5 w. e8 r3 ~  C! Y! g" t$ L  21,212 l0 o' r3 q8 y6 w5 Z9 X
  1889-1894
7 H# q+ h: [8 [$ Z  66
* v4 k& @, e9 q; i5 E3 z  6,063 M% w, c" ^& p
  1894-1910# a- F" H0 D8 k
  40: L5 v, l# C% f/ ]: n: I
  35,004 j7 V! X# J. u) A4 R! w( |
  1910-19183 l, M% @6 o& K7 K
  50
/ u: a( l# _5 e  40,00
% O+ y% C, a0 m' b0 b, d8 g  1918-19300 a' n5 s% ]/ {% R. ?: M! ~
  24
* t+ O8 ~/ K  G1 h- R, Q  41,66
: \" S$ ?; A* B! l" X1 ^- Q: v  Quadro 2. Fonte: Bar?o de Javari, Organiza??es e Programas Ministeriais (Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1889) reproduzido in Murilo de Carvalho, "As For?as Armadas na Primeira República: o Poder Desestabilizador"(Belo Horizonte: Separata do Departamento de Ciência Política, no1, 1974), 178.' S0 ?. m; C. E# K
  CONGRESSISTAS MILITARES DE 1886 A 1917
7 e3 x$ N  s7 W, M/ o  Período
# ^5 h" v/ M1 P8 e& H, u: E& g  Quantidade
7 q# e' w/ {  }" d  Percentagem0 L% a( |/ s: E3 v) f; ^2 x6 X
  DEPUTADOS4 |& F; \4 r* s6 h) C
  1889, ~# C- n7 z0 ?5 f& s+ ^
  125; [/ D0 Z; C2 N+ F# O0 Q+ X$ F
  1,60: M. n) D; H) n6 H
  1890
9 V' g, j, K- H  205
7 `5 V6 G7 e, Y( [4 Y3 b) |/ Y% m0 u  19,03& f: J! Q7 m) K& u( w: G
  19179 a" ?, @6 x& A) C
  212
4 v+ i$ _8 x1 D6 M  5,18, L1 I8 b) S3 r/ `6 x- S: C' Y! Y
  SENADORES0 Q, n2 g$ B/ H: q( t
  1889
& ?( O9 K- Y6 g+ B  632 V) d) M6 z( i8 g) I
  3,171 U7 v+ ~9 K: D" }7 s3 D4 c8 ^: {
  1890
1 A6 d8 f/ v- p9 O+ N. {) S' Z7 h  74
$ m* f0 f7 M5 M' y5 L  17,58% L7 l* @  {. V' p9 b1 @
  19176 c( y  o( j2 Y1 a
  63
6 P  h4 Y7 b% h$ y- ~. N+ `& W* v  12,59+ c: l7 _4 n, r6 x
  Quadro 3. Fonte: Murilo de Carvalho, "As For?as Armadas", 179.
, V: l5 M& I# m7 ~3 S9 I  Entretanto, quando se colhe a opini?o dos próprios chefes militares, aparece logo a inten??o de estabelecer uma diferencia??o entre as suas motiva??es e as dos líderes políticos civis. Caxias, por exemplo, sempre dizia que ele era "mais um militar do que um político", embora fosse por outros rotulado como o mais civil dos soldados. O principal vulto militar que pertenceu ao Partido Liberal, o Gen Manoel Luís Osório, Marquês do Herval, também dedicou sua carreira a servi?o da pátria, mas procurava destacar seus motivos particulares através de pronunciamentos como o que se segue: "Quando lhe perguntarem a que partido político em nosso país eu perten?o, você deve dizer... ele n?o tem partido porque os partidos dividem os brasileiros. No cumprimento de minha miss?o, o que menos me preocupa s?o as conseqüências políticas ou os interesses partidários porque eu vejo apenas a honra e a dignidade da pátria, quando é enxovalhada".
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