a我考网

 找回密码
 立即注册

QQ登录

只需一步,快速开始

扫一扫,访问微社区

查看: 29|回复: 0

[葡萄牙语] 用葡萄牙语 讲述历史22

[复制链接]
发表于 2012-8-18 10:40:59 | 显示全部楼层 |阅读模式
-1 a" y- }# {( g
Mudan?as políticas.
! y; a. z+ E2 e) c. c6 s5 B# {6 KEm 1844 caiu o Gabinete Conservador e, a partir daí, os liberais pernambucanos procuraram fortalecer-se, prevenindo-se para a hipótese de queda eventual do Gabinete de seu partido, o que constituiria uma rotina parlamentar. Iniciaram a distribui??o de empregos a amigos e correligionários - uma prática política da época -, preparando-os para futura defesa de suas posi??es.
* J" G9 e1 \3 N+ [* IEm 31 de maio de 1848, nova mudan?a política ocorreu. A dissolu??o da Assembléia Geral e conseqüente subida dos conservadores ao poder, em 29 de setembro, produziu, no Partido Liberal pernambucano, rea??o semelhante à dos mineiros e paulistas em 1841. Os liberais pernambucanos decidiram preparar-se para o embate. Ademais, havia um certo mal-estar na Província, em conseqüência das más condi??es de vida e da propaganda livre de ideologias revolucionárias, que criava um clima de tens?o.8 ^+ x' _. J/ a9 i8 W8 T% e$ |
O Presidente Herculano Ferreira Pena tentou acalmar e controlar a situa??o. Procurou fazê-lo mediante a demiss?o de autoridades policiais do interior, praticantes de abusos e desmandos, mas com isto acendeu-se o estopim da revolta.
0 I  j; `9 y; @4 `; x7 x# iCome?a a revolta.
3 r. ^0 {" N/ n' ~1 x& U0 ?2 d, dA 7 de novembro de 1848, os primeiros grupos armados de praieiros juntaram-se na localidade de Igara?u e seguiram para Nazaré, bloqueando, desde logo, as comunica??es de Recife com o interior da Província. Cerca de 300 a 400 guardas nacionais foram ent?o preparados para a luta. Ao mesmo tempo os rebeldes difundiam violenta propaganda contra o Presidente da Província, objetivando conseguir a um só tempo o apoio da popula??o e a desmoraliza??o das autoridades. Firmino Ant?nio de Sousa, Chefe de Polícia, e o Capit?o Isidoro da Rocha Brasil, com uma centena de pra?as, saíram ao encontro dos insurretos, mas, em face do efetivo e da técnica de guerrilha empregada pelos adversários, compreenderam a necessidade de apoio efetivo para enfrentar a situa??o. No dia 10 de novembro, o Coronel José Vicente Amorim Bezerra, com o 4° Batalh?o de Artilharia a Pé, refor?ado por policiais e 80 guardas nacionais, foi designado para empreender a a??o contra os praieiros.
: G* [9 E1 W) w7 z4 NEmbora os grupos inimigos, utilizando o fator surpresa, em opera??es limitadas, terem conseguido retardar as for?as do Exército, estes lograram recalcar o adversário até a regi?o do engenho Mussupinho, onde se travou violento combate, cabendo a vitória às for?as legais.
6 c6 X& K/ p  Z# W) S. c2 uCombate de Mussupinho. . _/ Q% ]4 O/ C9 A
Os revoltosos comandados pelo Coronel José Joaquim de Almeida Guedes haviam-se ocultado às margens da estrada para Mussupinho, em terreno elevado. O Coronel Amorim Bezerra narra o combate no relatório ao Presidente da Província:
- Y9 ^5 v# Q0 ?% k: b) W7 S6 U. D& F"Tenho a honra de comunicar a V. Excia. que a for?a de meu comando obteve hoje o mais completo triunfo do lugar Mussupinho (engenho deste nome) aonde constando-me, esta manh? que se achavam reunidos os revoltosos, me apressei a atacá-los." \2 v& w/ `# h% Z  H
"O inimigo achava-se colocado em posi??es vantajosas, algumas das quais eram sobranceiras ao meu campo e além disto estava protegido por guerrilhas entrincheiradas. N?o obstante, engajei-o no combate que foi renhido e sanguinolento. Três horas, porém, depois de haver ele durado, apossei-me do campo inimigo, desalojando os revoltosos de suas posi??es defensivas e levando-os em completa debandada até uma vasta distancia do acampamento.* k- Y3 i: i' Y  \6 c. r0 l
"Apossando do campo fiz desarmar os prisioneiros e n?o continuei mandar a perseguir os fugitivos, porque, estando já fora de combate o clarim de cavalaria, n?o podia por este motivo fazer os toques precisos, para que a cavalaria carregasse. Porém mandei logo em seguimento a infantaria, e os revoltosos correram em completa derrota, apresentando-se alguns.
回复

使用道具 举报

您需要登录后才可以回帖 登录 | 立即注册

本版积分规则

Archiver|手机版|小黑屋|Woexam.Com ( 湘ICP备18023104号 )

GMT+8, 2024-5-22 16:25 , Processed in 0.250749 second(s), 21 queries .

Powered by Discuz! X3.4 Licensed

© 2001-2017 Comsenz Inc.

快速回复 返回顶部 返回列表