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[葡萄牙语] 12年葡萄牙语阅读学习:情人手帕

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发表于 2012-8-18 10:43:50 | 显示全部楼层 |阅读模式
  12年葡萄牙语:- I3 Y4 f# s& }  Y, ?; C5 o
  Len?os dos Namorados$ ?5 _# Z! t5 Z' x8 a' y) N
  Mirandolina Fátima Dias/ z% z! R, ~0 t3 G* p7 k. d) }
  A origen dos len?os de namorados e os designados “len?os de pedidos” pensa-se que esteja nos len?os senhoris do século XVII e XVIII, e que foram adaptados pelas mulheres do povo com o fim de conquistar o seu namorado.
5 G% E) _7 t5 o( W0 |  Os “Len?os dos Namorados” existem por todo o País, com maior incidência no Minho, Alentejo e A?ores. é no Minho que surge a mais importante recupera??o desta arte.% N9 s: a. ~2 j* H1 K9 W
  O tema principal destas pe?as bordadas é-de uma forma clara-o amor, sentimento transposto para os len?os, pelas mo?as da aldeia em “idade casadoira”, e apresentado como seta ao cora??o do “namorado” ou “conversado”. Exemplos vivos de histórias de amor (correspondidos umas vezes, outras nem tanto).
3 T. ^6 N" ?5 a4 [  Os “Len?os dos Namorados” assumiram ent?o a forma ideal para uma declara??o de amor da bordadeira ao seu amado, através de quadras e de simbologias bordadas no referido len?o. O uso do len?o pelo homem, por cima do casaco domingueiro e colocado ao pesco?o, com o nó para a frente, constituía o assumir público do comprometimento. Podia também ser usado na aba do chapéu ou até mesmo na ponta do pau que era costume o rapaz trazer consigo.
& N  H/ H0 W1 m6 G  Caso a rapariga n?o fosse correspondiada o len?o voltaria às suas m?os. Se o namorado trocasse de parceira, fazia chegar à sua antiga pretendida o len?o, fazendo-o acompanhar de todos os objectos que ele possuía, fotografias e cartas.- A. M8 n- }! E* i
  Do mais “clássico” ao mais “barroco” na exibi??o decorativa, em todos os len?os está presente a temática amorosa.
+ M9 a# s6 d* S7 R9 y; Y: s  Uma ideologia, uma religi?o e uma paix?o ardente, é o que defendem estes len?os, no fundo uma maneira de sentir a vida, talvez recria-la mesmo inconscientemente.
) F6 d* [4 r# L7 o# `2 K0 C: b( o  O ponto de cruz parece ter sido o ponto original destes len?os e por isso a sua confec??o era muito morosa, levando por vezes semanas e até meses. Com o passar dos anos, a estratégia da bordadira para diminuir esse tempo foi encontrada na utiliza??o de pontos mais fáceis de bordar, como o “ponto pé-de-flor” ou o “ponto cadeia”, e recorrendo frequentemente ao “crivo” e ao “cheio”.0 F1 ]8 d% f5 J1 z7 {3 N( ?
  Foi no século XIX, porém, que os len?os de namorados sofreram a maior altera??o Com a vulgariza??o das cores, nos anos 30, as bordadeiras deixaram de usar-como até aí-apenas o vermelho e o preto no ponto cruz, passando a utilizar as novas cores.( R  E4 h4 W& \  |3 B3 `
  A temática nestes len?os é muito variada e vai desde a representa??o de símbolos religiosos ligados ao acto do casamento, a testemunhos de acontecimentos marcantes em determinadas épocas, como a emigra??o para o Brasi. Mas também é comum verem-se nalguns len?os cestas, cantaros e pipas bordadas numa alus?o às vindimas e outros trabalhos agrícolas. Para além de desenhos de passarinhos, ramos, flores, etc., as raparigas também bordavam quadras, uma data, um nome, ou outros dizeres amorosos atropelos linguísticos que ainda hoje, por tradi??o, se reproduzem na íntegra. Em todos, porém, o tema do amor está presente quer através da representa??o de cora??es, quer através da palavra amor neles bordada.
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